sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Porque jogar de BG Zombies.





Eai, tudo bem ?

Return to Ravnica está ai e o lado criativo de todo mundo está a mil com esse novo T2 cheio de cards multicoloridos e shocks lands.
Como o título do artigo sugere, não vou inventar muita moda, vou pelo óbvio e simples, mas mesmo assim da para “filosofar” em cima.

Porque Zombies ?

Era uma vez o antigo T2, nele um bichinho 3/2 chamado delver gerava mimimis intermináveis sempre que ele se juntava com seus amiguinhos, anjo, snap e geist. Um belo dia o ambiente se encheu de zumbis, que entravam muito rápido na mesa e não sofriam para counters, graças a sua amiga caverna.  Delvers controlavam, zumbis batiam horrores e o ambiente era saudável. Fim.

Moral da história, zombies bate muito e com consistência, decks assim em geral são boas escolhas, especialmente em um ambiente novo, onde ser pro ativo te ajuda muito. Como o deck não sofreu grandes perdas com a rotação e ganhou muita coisa boa, porque não ?


Escolhendo a combinação de cores

Deck escolhido, ok, mas com as shocks e as lands de ISD a disposição, fica muito tentador testar todas as bases possíveis para combinações de cor. Primeiro que só três cores realmente jogam aqui, preto (ah vá!), vermelho e verde. O primeiro instinto é aproveitar essa ótima base de mana e montar logo um Jund Zombies, mas ai aparece a discussão, o que cada cor me oferece ?


Vermelho

Vermelho já tem um histórico bom com o deck, já que no antigo T2 a combinação era BR Zombies, e mesmo pós-rotação ainda é bem tentador. Vermelho vem com Falkenrath, Fogueira dos Malditos, Chamas da Isntigadora e três adições de RTR, Perfuração Letal, Rakdos Estridente e  Retalheiro Louco Rakdos .


Aristocrata Falkenrath



Brilhou muito no antigo T2, fugia bem dos gut shots e ajudava em matchs de atrito. Tinha uma sinergia incrível com o deck, graças a Gravecrawler, Geralf Messenger e Blood Artist. Até ai, tudo ok para jogar hoje em dia, mas por causa de uma cartinha que muita gente está usando, graças ao Troll Lotleth, fica mais complicado de confiar na Falkenrath para um kill condition. Tragic slip manda um beijo para nossa vampira.

Fora que, com uma versão sem Blood Artist, que também não tem mais a ajuda de Mortarpod e Birthing Pod, ela perde muito poder.



Fogueira dos Malditos



Ah, bonfire. Jogou muito e ajuda contra boa parte dos agroos que estão aparecendo, o problema é que contra zombies é quase nulo, com troll, Geralf e Gravecrawler, sua eficácia fica bem reduzida, e sem manipulações do topo do grimório para ajudar no miracle, fica difícil.


Chamas da Instigadora



Ótimo card, joga muito bem contra qualquer deck agro, a capacidade de dividir o dano é incrível contra decks “de bichinhos”. Nada como limpar os bloqueadores do adversário e bater livre, me gusta um spalsh para isso.



Perfuração Letal 



É uma das cartas que mais me tenta ao vermelho, removal incondicional e ainda serve contra planeswalkers, só pode ser bom. Com a queda de Doom Blade e Go for The Throat, falta um destrói criatura 
 por duas manas, Murder é custo três e Preço Final é muito condicional. Assim, Perfuração Letal é uma boa pedida.



Rakdos Estridente e  Retalheiro Louco Rakdos







Dois cards que não pedem especificamente pela cor vermelha, mas que entram na idéia super agressiva que vem coma  cor. Ajudam em muito no plano do deck de acelerar na pressão inicial. Rakdos Estridente, em especial, acho quase obrigatório no deck, por você jogar com 12 cards de uma mana que batem dois, só pode ser bom. 


Verde

Antes de RTR nem se cogitava verde com zombies, pós RTR não penso o deck sem ela.
A cor traz adições que levam esse deck a candidato de tier um, Degeneração Abrupta, Troll Letloth e Desmembrador da Escória caíram como uma luva, e como estão falando de verde e agroo, Rancor também é uma pedida.


Rancor



Sempre fui fã do card, sua capacidade de transformar qualquer bichinho em uma ameaça é incrível, fora ser uma bela resposta contra champs blocks que ganhariam muito tempo (lingering souls que o diga).

Degeneração Abrupta



Até agora não sei real peso no formato, é forte contra qualquer deck que queira jogar rápido e pega alguns cards control como Oblivion Ring e Detetion Sphere. Mas no plano de jogo do zombies, não me parece ser o card ideal, talvez algo mais leve, ou que fosse mais eficiente (mesmo que menos versátil) seja melhor.

Troll Lotleth



Um dos principais cards que te chamam na cor verde, regenera, pumpa fugindo de um tragic slip sem morbid, e bate horrores. Faz tudo que o deck propõe e ainda tem uma ótima sinergia com cartas como Gravecrawler e Desmembrador da Escória. Para mim, carta obrigatória em qualquer lista de Zombies.


Desmembrador da Escória



No começo fiquei meio assim de usar a carta, mas jogando percebi nele um potencial incrível para agressão, tanto a habilidade de ímpeto, quanto o corpo 3/3 ajudam a manter uma pressão constante, o que as vezes o Mensageiro de Geralf não conseguia. Sem falar que sua necrofagia + Rancor é ótima no late game.
Uma situação interessante , ás vezes acontece que no turno 3 você tem ele e Geralf na mão, sempre que o plano é mega agressivo e não há grande risco de remoções globais (em alguns casos, até mesmo quando há), dreg mangler é a melhor opção, por fazer mais pressão na mesa.


Após analisar todas as opções das cores, cheguei nessa lista.


4 Diregraf Ghoul
3 Dreg Mangler
4 Geralf's Messenger
4 Gravecrawler
4 Lotleth Troll
4 Rakdos Cackler
3 Rancor
3 Tragic Slip
3 Sign in Blood
11 Swamp
3 Cavern of Souls
4 Overgrown Tomb
4 Woodland Cemetery
2 Abrupt Decay
1 Golgari Guildgate
SB: 3 Golgari Charm
SB: 2 Liliana of the Veil
SB: 1 Vraska the Unseen
SB: 2 Thragtusk
SB: 3 Blood Artist
SB: 3 Deathrite Shaman
SB: 1 Duress



Optei pelo BG por me apresentar melhores opções , vermelho ajuda muito em matchs com mais atrito (o mirror por exemplo), mas na maioria dos casos eu simplesmente só queria a parte verde trabalhando, fora tomar mais dano para shock, o que não era nada legal.

O side ainda não está definido, os cards que coloquei na lista são os que atualmente tem ido bem, Shaman tem se destacado bem, mas se o oponente começa a jogar em volta ela acaba só fazendo seu jogo mais lento. Golgari charm era dúvida no começo, pelo -1/-1 se aplicar também as minhas criaturas ele não me agradava, principalmente pro ameaçar meu troll, mas depois fui percebendo que sua destruição de encantamento e seu regenerar também estavam sendo muito relevantes, o que me fez descartar de vez Encolher de Medo. Duress, Vraska e Liliana são minhas apostas contra controls decks, mas como esses tem sido uma minoria, já que ainda não temos um ambiente definido, ainda não tenho certeza da eficácia, Apetite por Cérebros é uma pedida que ando testando. 
Trasgueopresa tem sido um ótimo card no mirror e até em algumas partidas onde meu oponente tente um race. Blood artist ocupa espaço no side porque só tem se destacado bem no mirror, onde o plano mais control me agrada, na maioria dos outros jogos quero ser o beatdown da partida e ele nem sempre me ajuda nessa proposta.

Zombies é um ótimo deck, sólido e constante nos jogos, recomendo a todos que deem uma jogadinha com ele, se não for para usar o deck futuramente, pelo menos para aprender seu sistema de jogo, o que vai ajudar muito a construir algo para combate-lo.

Até a próxima,

vlws

Rudá Andrade

@_Rudandrade        





Nenhum comentário:

Postar um comentário